QUE AFECTA PELE E OLHOS: Sector da Saúde prioriza eliminação da oncocercose

 

O SECTOR da Saúde e parceiros pretendem eliminar a oncocercose no país, uma infecção que afecta a pele e os olhos, causando lesões de pigmentação ou cegueira.

A doença, transmitida pela picada da mosca fêmea reproduzida em correntes de água de alto fluxo como rios, tem evidências de contaminação ainda limitadas no país.

Entretanto, um estudo realizado em sete distritos das províncias de Niassa e Zambézia, em 2019, revela a presença do vector propagador da infecção e uma alta frequência de testes laboratoriais positivos em humanos, em quatro distritos.

Estes dados demonstram a necessidade de se definir a melhor abordagem para a sua eliminação, num contexto em que os vizinhos Malawi e Tanzania são endémicos à oncocercose.

Para o efeito, decorre desde ontem, em Maputo, a primeira reunião do Comité Específico de Peritos em Oncocercose, com o objectivo de juntar técnicos nacionais e internacionais, para uma contribuição na erradicação da infecção.

Leia mais…

Fonte: Jornal Notícias

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário