Ramaphosa saúda decisão do TIJ

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, considerou a decisão do Tribunal Internacional de Justiça, contra o Estado de Israel, um marco importante na procura de justiça para o povo de Gaza.

“Como Governo sul-africano, nós saudamos a decisão do Tribunal Internacional de Justiça. Tomamos nota da declaração da Corte, de que está perfeitamente consciente da tragédia humana e que está profundamente preocupado com a contínua perda de vidas e da negação humana, e há uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com uma série de risco de se deteriorar ainda mais caso não se tome uma decisão”, disse.

A decisão do Tribunal Internacional de Justiça não aponta se houve ou não actos genocidas contra a Palestina, no entanto, o Governo da África do Sul que acusou Israel de tais actos diz estar satisfeito com a decisão da corte. Num breve discurso dirigido à nação arco-íris, minutos após o anúncio da decisão, Cyril Ramaphosa disse que foi feita a justiça.

“Alguns nos disseram para cuidarmos da nossa vida e não nos intrometermos em questões doutros países. Outros afirmaram que não era o nosso lugar. E, no entanto, é o nosso lugar, como pessoas que conhecem muito bem a dor da expropriação, da discriminação e da violência patrocinada pelo Estado. Somos pessoas vítimas do crime de Apartheid, sabemos como é o Apartheid. Nós somos sul-africanos, não ficamos impávidos e descansados, assistindo a um crime de que fomos vítimas a ser praticado contra outras pessoas. Continuaremos a defender a liberdade e a justiça, sempre”.

Ramaphosa condenou os que se opuseram a sua reaCção ao que chamou de violência patrocinada pelo Estado.

O Presidente da África do Sul reiterou que as acções militares de Israel na Faixa de Gaza são actos genocidas, pelos quais Israel deveria, e deve ser, responsabilizado.

A África do Sul agradece aos países que apoiaram a sua causa de justiça e independência.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário