Rússia liberta seis crianças ucranianas graças a mediação do Qatar

Segundo o ministro da Cooperação Externa do Qatar, Lolwah al-Khater, as crianças estarão sempre acompanhadas de adultos, numa rota que as levará a Kyiv via Moscovo e Minsk.

O Qatar é considerado um dos principais mediadores para a devolução das crianças ucranianas sequestradas e levadas para a Rússia e para os territórios ocupados pela Rússia na Ucrânia desde o início da guerra, em fevereiro de 2022.

As autoridades ucranianas indicaram que cerca de 20.000 menores ucranianos foram transportados à força para a Rússia ou para zonas ocupadas. Os mais recentes relatórios revelam que menos de 400 crianças foram devolvidas às famílias.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu em março deste ano um mandado de captura internacional para o Presidente russo, Vladimir Putin, e para a sua comissária para os Direitos da Infância, Maria Lvova Belova.

O TPI acusa ambos de crimes de guerra relacionados com a deportação forçada de menores ucranianos para território da Rússia. No entanto, as autoridades russas têm sempre negado tais acusações.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro de 2022 uma ofensiva militar na Ucrânia que causou, de acordo com dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e fez nos últimos 21 meses um elevado número de vítimas não só militares como também civis, impossíveis de contabilizar enquanto o conflito decorrer.

A invasão -- justificada por Putin com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: Maduro visitará a Rússia até ao final do ano

Procura educar-se financeiramente? A Poupança no Minuto pode ser a sua maior aliada

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário