Scholz promete 4.000 milhões de euros em investimentos verdes em África até 2030

O chanceler alemão prometeu 4.000 milhões de euros até 2030 para a iniciativa sobre energia verde entre a União Europeia e África, afirmando que vai importar do continente africano "uma grande parte" do seu hidrogénio verde.

"Isto não é sobre ajuda ao desenvolvimento segundo os desactualizados padrões de doadores e beneficiários, é sobre investimentos que são benéficos para ambos os lados", disse Olaf Scholz durante o fórum Compacto do G20 com África, que decorreu segunda-feira em Berlim.

about:blank No discurso, citado pela agência de informação financeira Bloomberg, o líder alemão exemplificou que "rumo à neutralidade climática em 2045, a Alemanha vai importar grandes quantidades de hidrogénio verde e uma grande parte virá de África".

No encontro que manteve com vários líderes africanos, incluindo o presidente da Comissão Africana e da União Africana, Moussa Faki e Azali Assoumani, respectivamente, Scholz defendeu que o continente devia acelerar os esforços relativamente à implementação da zona africana de comércio livre continental (AfCFTA, na sigla em inglês), considerando que isso "iria aumentar enormemente o potencial de mercado para os investidores" internacionais.

"Queremos continuar a apoiar de perto este projeto virado para o futuro, e é por isso que estamos a apoiar as negociações e a implementação do acordo, enquanto maior doador", concluiu.

O fórum Compacto do G20 com África, dedicado à promoção do investimento privado neste continente, é uma iniciativa lançada pela Alemanha em 2017, durante a sua presidência do G20, e decorreu na segunda-feira em Berlim. (RM-NM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário