Serviço Meteorológico malawiano alerta para mais um ciclone no Oceano Índico

O Departamento de Alterações Climáticas e Serviços Meteorológicos do Malawi, alerta para a tomada de medidas de precaução face à aproximação de mais um ciclone que está a se formar no Oceano Índico e que poderá atingir o país a partir do próximo domingo.

A previsão indica que a tempestade vai se desenvolver até atingir a categoria de uma tempestade tropical moderada, antes de se transformar em ciclone tropical.

Sessenta por cento das probabilidades apontam que Malawi poderá ser fustigado pela tempestade.

O alerta surge numa altura em que várias regiões do país continuam a registar fortes chuvas locais acompanhadas de trovoadas, aumentando o risco de inundações em áreas baixas e propensas a cheias, de acordo com especialistas meteorológicos.

A situação é associada à Zona de Convergência Intertropical que continua a ter maior variação do clima.

Entretanto, o Departamento de Recursos Hídricos do Ministério da Água e Saneamento alerta sobre inundações na Região Norte e zonas lacustres, uma vez que se espera que os principais rios continuem a registar níveis elevados de água desde quinta-feira passada.

Face ao risco, alerta-se à população para evitar atravessar os rios e riachos.

As inundações registadas na semana finda, originaras por fortes chuvas, já afectaram mais de 14 mil pessoas e causaram 8 óbitos nos distritos de Nkhotakota e Karonga.

Sabe-se que em Março de 2023, o Malawi foi atingido pelo ciclone Freddy que afectou os distritos de Blantyre, Mulanje, Thyolo, Chiradzulu e Phalombe.

Cerca de 2,3 milhões de pessoas foram afectadas, houve 660 000 deslocados, 679 mortos confirmados e 530 declarados desaparecidos além da destruição de infra-estruturas públicas. (RM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário