Suíça e Bruxelas pretendem fechar negociações para reaproximação em 2024

A Suíça e a Comissão Europeia pretendem fechar as negociações de reaproximação em 2024, mas o principal partido do país, UDC, já comentou o processo como "um presente de Natal envenenado".

Num documento conjunto bastante pormenorizado e acertado ao longo de 18 meses de discussões, o Conselho Federal da Suíça e o executivo europeu afirmam que querem obter rapidamente um mandato para as negociações, de forma a tentar "concluí-las em 2024".

Enquanto o ministro dos Negócios Estrangeiros suíço, Ignazio Cassis, garantiu, em conferência de imprensa, que "tudo ainda pode ser discutido por ambas as partes", a direita radical já prometeu "combater qualquer forma de ligação institucional com a UE por todos os meios possíveis", numa mensagem na rede social X (antigo Twitter).

Além do UDC - que reforçou ainda mais a sua posição durante as eleições parlamentares de Outubro, a União Sindical Suíça (USS) manifestou já o seu cepticismo, ao considerar que o governo fez "concessões significativas que põem em perigo a protecção dos salários e do serviço público nas áreas da electricidade e dos caminhos-de-ferro".

Na sua intervenção, Cassis tinha referido que a protecção salarial estaria na mesa de negociações.

Os governos dos cantões acolheram favoravelmente o projecto e deverão votá-lo a 02 de Fevereiro e o patronato também demonstrou satisfação e apelou a uma conclusão rápida do processo alegand que um quadro jurídico estável "é essencial".

O objectivo declarado destas negociações é aperfeiçoar as relações em áreas como o mercado interno europeu, os transportes, a electricidade, a participação da Suíça em programas europeus, especialmente em questões de investigação e, no geral, um "diálogo de alto nível ".

Dada a importância desta questão, esta deverá ser submetida directamente à aprovação da população suíça, que tomará a decisão final.

Em Maio de 2021, após anos de discussões e sem que nada o indicasse, a Suíça abandonou as negociações, suspendendo as discussões sobre vários tratados que regem as relações entre o país e a UE.

As discussões técnicas foram retomadas em Abril de 2022. (RM-NM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário