Terrorismo em Cabo Delgado: “situação deve preocupar a todos”, Dom Juliasse

O Arcebispo de Pemba, Dom Juliasse diz que a violência em Cabo Delgado não deve ser visto apenas como um problema daquele província, deve preocupar a todos moçambicanos, pois os terroristas podem estar espalhados por todo o país.

Já falou antes, mas decidiu reiterar para chamar a atenção de todos…

Dom Juliasse Sandramo diz que o terrorismo nao deve ser visto apenas como problema de Cabo Delgado.

“Penso que é um problema que está no país, que está em Mocambique a sociedade mocambicana deve mobilizar-se toda para enfrentar o terrorismo . O erro grave que pode acontecer é pensar que a luta contra o terrorismo deve tomar lugar apenas em Cabo Delgado, deve tomar lugar em todo o país, porque ha ligacao, nós estamos a lidar com um certo tipo de extremismo, pode ser de cunho religioso, mas é extremismo, é radicalismo e as ideias podem estar a ser difundidas em todo o país”, disse o Arcebispo de Pemba.

Dom Juliasse Sandramo acrescenta que a presença militar, sim, é importante por conta da segurança, mas deve haver uma outra luta.

“A luta de consciencializar para que cada moçambicano tome uma posição clara e lute contra tudo o que propaga o ódio, tudo o que propaga as ideias que podem dificultar a boa convivência entre os moçambicanos”, disse Sandramo .

Por conta dos últimos ataques em Cabo Delgado, milhares de pessoas deixaram as suas aldeias, umas levaram alguns bens, mas outras não. A Igreja Católica e outras organizações estão a trabalhar na vila sede de Chiure para dar assistência, mas o bispo diz que falta quase tudo.

“Os que conseguiram sair daquelas aldeias quando se aperceberam de que os insurgentes vão se aproximando, estes conseguiram organizar alguma coisa para alimentarem-se, levaram um pouco de comida e saíram, mas os que foram surpreendidos e não contavam com a aproximação dos insurgentes saíram sem nada. A alimentação é uma necessidade primeira, junto com a alimentação está também, a saúde e, em geral, as pessoas estão sem tecto, está a chover e há muitos que estão debaixo da chuva”, relatou o bispo.

O arcebispo apela, por isso, ao apoio de todos moçambicanos.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário