Transplante de laringe devolve voz a mulher que não falava há 20 anos

As filhas da paciente nunca a tinham ouvido. Procedimento realizou-se em Lyon, França.

Uma mulher voltou a falar após quase duas décadas, depois de ser submetida ao primeiro transplante de laringe da história de França e o terceiro do mundo.

about:blank O resultado da operação foi apresentado, segundo a AFP, esta segunda-feira, a partir de Lyon, pela equipa médica, que espera poder repetir a 'façanha' em breve.

A mulher, que foi identificada apenas pelo primeiro nome, Karine, de 49 anos, respirava via traqueostomia há cerca de 20 anos, sem conseguir falar, devido a complicações na manobra de intubação, no decorrer de uma paragem cardiorrespiratória, em 1996.

Poucos dias depois do transplante, realizado nos dias 2 e 3 de Setembro, em Lyon, a mulher conseguiu pronunciar algumas palavras, com a voz ainda muito franca. Contudo, após várias sessões de reabilitação das cordas vocais, assim como de deglutição e respiração, a francesa está a recuperar e já está em casa desde o dia 26 de Outubro.

Por escrito, a mulher explicou à AFP que se ofereceu para esta operação como voluntária há 10 anos "para regressar a uma vida normal".

"As minhas filhas nunca me tinham ouvido falar", confidenciou, garantindo que está munida de "coragem" e "paciência" para enfrentar a dor e o trabalho de reaprender a usar as cordas vocais. "É estranho falar de novo", admitiu ainda.

O primeiro transplante de laringe do mundo realizou-se em 1998, em Cleveland, nos EUA. Neste caso, o paciente era um homem que tinha perdido as cordas vocais num acidente de mota.

O transplante de laringe é extremamente raro porque é "complexo", uma vez que este órgão do sistema respiratório é composto por nervos muito pequenos e vascularizado por artérias e veias muito pequenas que se cruzam", como explicou o professor Philippe Céruse, chefe do departamento de otorrinolaringologia e de cirurgia de cabeça e pescoço do hospital Croix-Rousse. (RM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário