UE vai impor multas pesadas a indústrias que cometam crimes ambientais

O Conselho da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu concordaram hoje com a imposição de multas de pelo menos 3% do volume de negócios anual às indústrias que cometam infracções ambientais graves.

O texto, que tem ainda de ser formalmente adoptado pelos representantes Estados-membros e os eurodeputados, inclui ainda que os países da UE têm de estabelecer "sanções efectivas, proporcionadas e dissuasoras" para as empresas que infrinjam as normas, tendo em conta a gravidade e a duração da infracção, bem como as pessoas e o meio ambiente afectados.

O objectivo é reduzir as emissões nocivas das instalações industriais - incluindo as explorações de pecuária intensiva - para a atmosfera, a água e o solo e através das descargas de resíduos.

A proposta está incluída na nova legislação sobre emissões industriais de resíduos poluentes, sobre a qual os co-legisladores chegaram hoje a um acordo negocial, e que visa "oferecer uma melhor protecção da saúde humana e do ambiente, reduzindo as emissões nocivas das instalações industriais, incluindo as explorações de pecuária intensiva, para a atmosfera, a água e o solo e através das descargas de resíduos", segundo um comunicado do Conselho.

A directiva apresentada pela Comissão Europeia prevê ainda a criação de um portal de emissões industriais mais completo e integrado, actualizando o Registo Europeu das Emissões e Transferências de Poluentes. (RM-NM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário