Uganda reitera que não vai revogar legislação anti-homossexualidade

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram esta semana a imposição de restrições de vistos a funcionários ugandeses não identificados, acusando-os de "minar o processo democrático" no Uganda e de violar os direitos humanos, incluindo os das pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero).

Reagindo à medida, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Uganda, Henry Okello Oryem, afirmou que o seu país não a iria revogar.

"Não há dúvida de que alguns grupos nos EUA e no Ocidente têm os olhos postos não só em África, mas também no Uganda, para tentar fazer com que aceitemos as relações entre pessoas do mesmo sexo através de ajuda e empréstimos", disse Oryem à AFP.

Washington impôs uma primeira ronda de restrições de vistos a funcionários ugandeses em junho e, no mês passado, disse que iria retirar o país do pacto comercial da Lei de Crescimento e Oportunidades para África (AGUA, na sigla em inglês) a partir de janeiro de 2024.

"O Uganda libertou-se a si próprio sem a ajuda externa do Ocidente", disse Oryem.

A lei anti-homossexuais aprovada em maio considera a "homossexualidade agravada" um crime capital e impõe penas até à prisão perpétua para relações consensuais entre pessoas do mesmo sexo.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, a União Europeia e o secretário-geral da ONU, António Guterres, criticaram a legislação, alertando para o facto de a ajuda e o investimento estrangeiros no Uganda poderem ser postos em causa se a lei não for revogada.

O Banco Mundial anunciou em agosto que estava a suspender novos empréstimos ao Uganda porque a legislação estava "fundamentalmente em desacordo" com os valores defendidos pela instituição de crédito sediada nos EUA.

Leia Também: Pelo menos 17 mortos por doença de origem animal no Uganda em novembro

Seguro de vida: Não está seguro da sua decisão? Transfira o seu seguro de vida e baixe a prestação

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário