Venâncio Mondlane recorre à justiça para obrigar Ossufo Momade a realizar Congresso

O candidato da Renamo na Cidade de Maputo nas últimas eleições autárquicas e deputado na Assembleia da República, Venâncio Mondlane, submeteu hoje uma providência cautelar no Tribunal Judicial da Cidade de Maputo para “repor a democracia” no partido, visto ter terminado o mandato de Ossufo Momade como presidente da Perdiz em janeiro passado. Mondlane questiona a não realização do congresso do partido.

O mandato de Ossufo Momade na liderança da Renamo terminou no dia 17 de Janeiro passado. O que se tem notado é que, ainda que fora do mandato, Momade continua a mandar no partido.

Mesmo fora do mandato, Ossufo Momade, através da secretaria-geral do partido, afastou vários delegados e membros da Renamo, segundo denúncia Venâncio Mondlane na província de Cautelar.

Mondlane denunciou ainda o impedimento do exercício das liberdades políticas de alguns membros, que chegam a ser impedidos de aceder às instalações do Partido.

“Se o Partido diz ser fundador da democracia em Moçambique, então deve funcionar como uma instituição democrática, onde os direitos e deveres de cada membro devem ser respeitados. Entretanto, entende que na falta de uma explicação cabal sobre a não realização do Congresso até ao momento é de vital importância que as Instituições da Justiça possam repor a ordem democrática, constitucional e estatutária dentro do Partido RENAMO”.

De acordo com Venâncio Mondlane, os delegados da Cidade de Maputo, Maxixe, Nacala-Porto, Zambézia, Moatize e outros já foram substituídos por alegadamente estarem a apoiar uma mudança no Partido.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário