Victor Osimhen, o melhor jogador africano do ano 2023

A Confederação Africana de Futebol, CAF, premiou, esta segunda-feira, os melhores de 2023, numa cerimónia que decorreu no Palácio dos Congressos de Marrakech.

O nigeriano Victor Osimhen, avançado Nápoles da Itália, foi eleito melhor jogador do ano de 2023.

Osimheh, 24 anos, bateu a concorrência do egípcio Mohamed Salah, do Liverpool de Inglaterra, e do marroquino Achraf Hakimi, do PSG.

Víctor Osimeh leva 20 golos em 28 jogos pela selecção da Nigéria.

Marrocos esteve em evidência na entrega de prémios, tendo ficado com o de melhor selecção; chegou às semifinais do mundial do Qatar, em 2022; bateu a concorrência da Gâmbia e do Senegal.

Walid Regragui, seleccionador marroquino, foi o melhor treinador, tendo superado o argelino Abdelhak Benchikha e o senegalês Aliou Cissé.

Yassine Bounou ganhou o prémio de melhor guarda-redes, deixando para trás André Onana, camaronês do Manchester United e Mohamed El-Shenawi, egípcio, que joga no Al Ahly.

Em feminino, Asisat Oshoala, nigeriana que joga no Barcelona, foi considerada a melhor jogadora africana do ano, aos 29 anos.

Asisat, que conduziu a selecção nigeriana aos oitavos-de-final do mundial da Austrália e da Nova Zelândia, levou a melhor sobre a sul-africana Thembi Kgatlana e a zambiana Barbara Banda. A Nigéria é a melhor selecção feminina.

A sul-africana Desiree Ellis foi distinguida como a melhor treinadora.

A marroquina Nesryne El Chad foi considerada a jogadora revelação de 2023, joga no Lille da França; suplantou a oposição da ganesa Comfort Yeboah e da nigeriana Deborah Abiodun.

Fátima Zahra Tagnaout ficou com o prémio de melhor jogadora a actuar em clubes africanos, defende as cores do FAR Rabat; ultrapassou Refilwe Tholakele, do Botswana, milita no Mamelodi Sundowns, e Lebogang Ramalepe, jogadora sul-africana. (RM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário