World Press Photo exclui melhor foto do ano de capa do livro: "Explícito"

O World Press Photo excluiu da capa do seu catálogo a foto que foi eleita como o melhor registo do ano. Para a tomada de decisão, alegou tratar-se de conteúdo demasiado "explícito".

Em causa está uma foto da guerra na Ucrânia, registada em Mariupol, pelo fotógrafo Evgeniy Maloletka.

A protagonista é uma mulher em trabalho de parto, a ser carregada numa maca, num cenário de destruição. A foto foi tirada momentos depois do ataque à maternidade da cidade.

"Pela primeira vez, este ano, a capa do Livro do Ano de 2023, não é a foto que venceu o World Press Photo of the Year mas sim uma menção honrosa à Ásia, de Ahmad Halabisaz", refere o site da organização.

A imagem tem como protagonista uma mulher iraniana, sentada numa cadeira numa movimentada paragem de autocarro em Teerão, fazendo frente à lei do uso obrigatório de hijab, refere o autor da mesma na sua página de Instagram.

Uma publicação partilhada por Ahmad Halabisaz (@ahmad.halabisaz)

A organização responsável pelo concurso de fotojornalismo mais importante do mundo justifica a sua decisão referindo que a imagem que escolheram é mais apropriada para configurar como capa de uma obra que "se vende em museus e livrarias".

"Esta é uma atitude consciente para mostrar o nosso respeito pelas vítimas e a nossa raiva contra a perda desumana de vidas", pode ler-se no site do World Press Photo, referindo-se à foto de Mariupol.

A imagem da Grávida de Mariupol foi eleita a foto do ano pelo World Press Photo em abril. A imagem foi captada por Evgeniy Maloletka, um fotógrafo ucraniano da Associated Press (AP). De acordo com a organização do concurso, que assinalou a sua 66.ª edição, a imagem capta "na perfeição o sofrimento humano", assim como retrata "o absurdo e o horror da guerra".

Leia Também: Soldado condenado a 19 anos de prisão por assassinar civil em Mariupol

Seguro de vida: Transfira o seu seguro de vida e assegure-se da poupança

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário