World Vision-Moçambique e parceiros apoiam crianças na área de educação, nutrição e saúde escolar

A World Vision-Moçambique (WV-Moç), governo e parceiros abrem uma nova frente na promoção da educação, saúde e nutrição escolar, com a introdução do projecto “Parcerias para Resultados da Educação Sustentável” (PARES), que nos próximos cinco anos vai beneficiar a mais de 85 mil alunos em 157 escolas nos distritos de Meconta e Monapo, na província de Nampula, e distrito de Milange, na província de Zambézia.

O seminário de lançamento do projecto decorreu de 26 a 28 de Fevereiro na cidade de Nampula, e contou com a presença de membros do Conselho Executivo Provincial de Nampula e Zambézia, respectivamente, administradores dos distritos beneficiados e parceiros de implementação.

O “PARES” é um projecto que visa contribuir para a melhoria da capacidade de literacia das crianças em idade escolar, e promover o uso de boas práticas de saúde, nutrição e dieta. Para alcançar estes resultados, o projecto vai realizar várias actividades com destaque para:

Providenciar lanche escolar diário aos 85 mil alunos das 157 escolas; construção e reabilitação de furos e sistemas de abastecimento de água; promover a leitura e escrita; capacitar professores; provisão de materiais de ensino e aprendizagem; desenvolvimento de parcerias com grupos/associações de camponeses para fornecimento alimentos às escolas; campanhas de desparasitação e suplemento de vitaminas aos alunos; engajamento das comunidades e mecanismos de Prestação de contas.

A Directora Nacional da World Vision-Moçambique, Maria Carolina Silva, considera que o projecto PARES reflecte a materialização do plano estratégico da organização no quinquénio 2021-2025. “Queremos contribuir de forma significativa e sustentável para o bem-estar de 4 milhões de crianças vulneráveis, pois o desenvolvimento transformacional que resulta no bem-estar contínuo das raparigas e rapazes mais vulneráveis, constitui o objectivo principal do trabalho da World Vision-Moçambique”, afirmou.

No acto de lançamento do projecto, o Governador de Nampula, Manuel Rodrigues, enalteceu o potencial que projecto tem para reverter os indicadores de desnutrição crónica e desistência escolar e contribuir para o progresso das futuras gerações.

“Nampula tem uma prevalência de desnutrição crónica e aguda de 46.7% e 4%, respectivamente, sobretudo em crianças abaixo dos cinco anos, estando acima da media nacional. Este é um dos grandes desafios que Nampula enfrenta e queremos unir esforços para que este problema seja ultrapassado, e um dos caminhos é através do projecto PARES”, disse o Governador.

Para Manuel Rodrigues, o projecto deve estar alicerçado na partilha de informações entre o Governo e parceiros, mas também potenciar as comunidades para que liderem as transformações que desejam ver concretizadas.

“Investir e implementar um projecto cujos objectivos visam garantir a melhoria da dieta, da saúde e higiene, incluindo o saneamento do meio, assiduidade dos alunos e dos professores, é sem dúvidas uma das formas de contribuir para o bem-estar da nossa sociedade em Nampula e da Zambézia. Por isso queremos que a nossa população se aproprie das várias componentes que vão ser implementadas”, exortou.

Por sua vez, o director provincial da Educação Da Zambézia, Joaquim Oficial, mostrou-se confiante no alcance dos resultados que o projecto se propõe a obter. “As actividades planificadas vão impulsionar a leitura e escrita dos nossos alunos. Nós como beneficiários do projecto vamos providenciar a nossa colaboração para o seu sucesso e esperamos realizar os objectivos do PARES”, garantiu.

O projecto está avaliado em 35 milhões de dólares, financiados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, e resulta de um consórcio que junta a WV-Moç, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PRONAE), Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), Serviços de Assistência Católicos (CRS) e o Instituto Internacional de Investigação sobre Políticas Alimentares (IFPRI). (RM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário